Saturday, February 9, 2013

Nova Zelândia propõe abater todos os gatos

"Imagine a Nova Zelândia unida com a vida selvagem. Pinguins na praia, pássaros no seu jardim. Imagine ouvir o canto dos pássaros na sua cidade." Estas são as palavras de Gareth Morgan, fundador de uma página na internet que faz campanha para banir os gatos da Nova Zelândia. A página com o nome de Cats To Go apresenta uma imagem de um destes felinos com chifres e tem como slogan "Essa pequena bola de pêlo que tem em casa nasceu para matar".
Morgan não recomenda os donos a matarem os seus animais de companhia mas diz "isso é uma opção". Diz também que as pessoas devem esterilizar os gatos que têm agora e não arranjar outros quando estes morrerem. 
Mas esta campanha não está a cair bem ao país que regista uma das maiores taxas de gatos como animais domésticos no Mundo.
"Eu proponho que o Gareth Morgan não se meta nas nossas vidas," diz Bob Kerridge, Presidente da Royal New Zealand Society for the Prevention of Animal Cruelty. "Não nos prive da companhia que um gato nos pode providenciar tanto individualmente ou como família".
Por milhares de anos, os pássaros na Nova Zelândia não tiveram predadores e 'flouresceram'. Algumas espécies deixaram de voar. Mas com a chegada do Homem e a introdução de predadores como gatos, cães e roedores, extinguiram muitas espécies e colocaram outras em perigo.
Na página de internet de Morgan encontra-se um questionário para saber se os gatos deverão ser banidos do país e ao qual 70% das pessoas responderam que não.
A verdade é que a ciência ainda está por descobrir. Muitos dizem que os gatos ao caçar roedores estão a proteger as várias espécies de pássaros existentes pois estes alimentam-se dos seus ovos.
O blog pessoal de Morgan tem uma campanha separada para angariar 1 milhão de dólares para erradicar os roedores das remotas Ilhas Antípodas, onde estes são apenas predadores.
Em 2011 um estudo realizado na Nova Zelândia mostrou que 48% das famílias do país tinham pelo menos um gato, uma percentagem muito mais alta que em muitos outros países desenvolvidos. Este estudo ditou que a população de gatos no país é de 1.4 milhões.

No comments:

Post a Comment