Sunday, September 2, 2012

A origem do gato

O início:


Gato doméstico (em latim felis catus ou felis silvestris catus). Acredita-se que este animal foi domesticado no antigo Egipto mas há indícios de domesticação que remontam ao Neolítico. Um estudo genético em 2007 revelou que o gato doméstico descende de apenas cinco fêmeas de gato-bravo africano e já existe desde há 9000 anos no Médio Oriente. Hoje em dia existem certa de 250 raças de gato doméstico.

A evolução:

O Miacis que viveu há cerca de 40/50 milhões de anos foi igualmente o antepassado da doninha, urso, raposa, guaxini e coiote possuía muitas características do gato doméstico actual como a cauda maior que o seu corpo, pernas curtas e unhas retrácteis. Em seguida surge um animal chamado Dinictis sendo este ainda mais similar ao gato actual. A família dos felinos foi então desenvolvendo-se e deu origem aos animais que conhecemos hoje como o gato doméstico, claro, a cheeta, o puma, leão, tigre, pantera, onça, entre outros).
Embora a evolução do gato tenha várias teorias não se sabe bem como ele surgiu apenas se sabe que o Gato-Bravo Africano (falada em cima) é um dos seus antecessores.

Figura 1 - Miacis
 
Figura 2 - Dinictis
 

No comments:

Post a Comment