Saturday, September 15, 2012

Porque é que os gatos dormem tanto?

Os gatos passam uma grande parte do seu tempo a dormir. O gato comum dorme entre 13 a 18 horas diárias. Isto varia com a idade e personalidade do animal.
Os recém-nascidos passam a maioria do seu tempo a dormir. Esta é a maneira da natureza se certificar que os bebés não vão para longe da sua ninhada e fazem barulho que atraia predadores enquanto a mãe gata não está perto deles. Com o passar das semanas a quantidade de horas de sono dos gatinhos muda para a mesma dos adultos.
O facto de serem predadores nocturnos faz com que os gatos durmam durante o dia e estejam acordados durante a noite. Contudo, os donos podem influenciar os horários de sono dos seus gatos.
Se o dono providenciar estímulos suficientes durante o dia como brinquedos ou companhia, então torna-se mais provável que o gato passe o dia acordado e durma de noite. 
Se deseja reduzir a actividade nocturna do seu gato então deverá passar algum tempo com ele a brincar para que ele se canse antes da hora de dormir.
Mas porque dormem os gatos tantas horas por dia? 
Os gatos por norma necessitam de energia para caçar. Quanto menos energia tiverem, menos caçam. Isto nunca mudou nem mesmo após a domesticação dos seus gatos e por essa mesma razão, mesmo que o seu gato não cace, ele continuará a dormir as mesmas horas que um gato que necessite de caçar para sobreviver.
Mas é preciso estar atento aos padrões de sono do seu gato, pois caso estes mudem poderá ser necessária uma visita ao veterinário.

No comments:

Post a Comment