Monday, September 3, 2012

Padrões e cores dos gatos - Parte 2B: A genética dos gatos brancos

Nota: A explicação de termos científicos encontra-se no nosso auxiliar científico localizado na barra lateral da página.

Gatos brancos:

Pêlo branco é a falta de qualquer pigmentação. Um pêlo branco sólido pode ser causado por qualquer de três mecanismos genéticos que são totalmente diferentes:
  • Branco albino - Recessivo, mencionado na Parte2A;
  • Manchas completamente brancas - O factor manchas brancas é um dominante incompleto, que é afectado por modificadores poligenéticos e normalmente resulta num gato que é apenas parcialmente branco. Contudo, pode ser tão completo que resulta num pêlo totalmente branco;
  • Branco dominante - A mutação sobrepõe-se a todos os outros genes de pigmentação e produz um pêlo branco e olhos azuis. Como o nome indica, é efeito de um gene dominante (W) 
No branco dominante, os outros gene para cor e padrão estão na mesma presentes mas completamente escondidos. A única maneira de determinar o genótipo escondido e por cruzamentos-teste com gatos de cor de um genótipo razoávelmente bem conhecido.
Cruzar dois gatos dominantemente brancos vai produzir na maioria gatos branco sólido, mas se ambos os pais forem heterozigóticos  (W/w), então cores escondidas podem aparecer em alguns gatinhos.
A surdês nos gatos brancos é associada ao factor de mancha (S) branca e branco dominante (W) mas não branco albino (c/c ou ca/ca).

Fique atento para a continuação deste artigo Padrões e cores dos gatos - Parte 2C: A genética dos gatos com padrão ticking e tabby

No comments:

Post a Comment