Tuesday, September 4, 2012

Oscar - o gato biónico

Começamos hoje uma nova secção na página intitulada de "Gatos Extraordinários". Estreamo-la com um gato que fez notícia, Oscar - o primeiro gato biónico do Mundo.
Oscar vive com os seus donos Kate Allan e Mike Nolan em Channel Island, Jersey. Em 2009, aos dois anos, enquanto passeava por campos de trigo perto da sua casa, Oscar foi atropelado nas patas traseiras com uma máquina agrícola. Foi então encontrado por uma ciclista que mais tarde o levou até à casa dos seus donos. Mike Nolan estava em casa quando a mulher levou o gato. O dono conta que nesta altura o animal estava coberto em sangue e convenceu-se que teria de abatê-lo. Os donos levaram-no então a um veterinário.
Peter Haworth, veterinário no Hospital New Era tratou das feridas de Oscar e administrou-lhe analgésicos para que o gato ficasse confortável. Haworth encaminhou então Allan e Nolan a um cirurgião neuro-ortopédico em Surrey: Noel Fitzpatrick. Após examinar as radiografias de Oscar, Fitzpatrick decidiu que o gato seria o paciente ideal para uma operação nunca antes realizada - a substituição dos seus pés por próteses. Oscar foi então para Inglaterra. 
Apesar das dúvidas e receios por parte dos donos em relação à cirurgia, esta foi em frente. Embora pioneira, esta operação é uma espécie de mímica de processo natural do crescimento de hastes nos veados no sentido em que os implantes crescem através da pele. Os implantes foram ambos feitos por medida para caberem em buracos feitos nos ossos do tornozelo de Oscar. A operação foi um sucesso e a tecnologia  mostrou potencial. Esta tecnologia foi desenvolvida pelo responsável de Engenharia Biomédica da London College University, Gordon Blunn, e os seus colegas e está actualmente a ser testada em humanos.

No comments:

Post a Comment