Tuesday, September 4, 2012

Comportamentos estranhos dos gatos agora explicados

Os gatos surpreendem-nos muitas vezes com os seus comportamentos. Explicamos agora o porque é que o seu gato ocasionalmente corre como se estivesse a preparar-se para uma maratona ou põe a pata na taça de água antes de a beber, entre outros comportamentos peculiares.

Os gatos e a água

Ao contrário do que se pensa nem todos os gatos detestam água. A raça Turkish Van tem como característica gostar de nadar. A explicação para este fenómeno é bastante simples. O pêlo dos gatos não isola bem a água. Já o Turkish Van tem uma textura única no seu pêlo que o torna resistente a esta.

A pata na água

Muitas vezes os gatos metem a pata na água antes de a beber. A razão para isto vem do seu antecessor, o gato selvagem, que tem a necessidade de testar a água para se certificar de que esta é segura. A pata dos gatos é uma das partes mais sensíveis no seu corpo, portanto usam-na para testar possíveis perigos que se possam encontrar na taça da água.

As plantas

O catnip ou erva para gatos tem um efeito similar ao do ecstasy, daí a adoração dos mesmos por esta planta. Mas esta erva não tem um efeito igual em todos os gatos, e em alguns não tem mesmo qualquer efeito. Cerca de 30% dos gatos adultos não gosta desta planta e prefere outras.

As lambidelas nas orelhas

Alguns gatos têm como costume lamber os lóbulos das orelhas dos seus donos. A explicação para este acontecimento vem do berço. Alguns gatos separam-se das suas mães antes de serem desmamados o que os leva a lamber os lóbulos das orelhas dos donos para reproduzirem a sensação que tinham quando mamavam.

Enterrar a comida

Se o seu gato raspa o tacho de comida como se procurasse algo então a culpa é dos seus antecessores, que enterravam comida para a guardarem para mais tarde.

Presentes estranhos

O seu gato alguma vez lhe ofereceu um rato? Muitos donos reportaram ter recebido prendas estranhas como esta, quer queiram, quer não. Esta é a maneira dos gatos mostrarem carinho pelos seus donos.

As correrias loucas

Quase todos os donos de gatos observaram em alguma altura os seus animais a correrem de um lado para o outro ou a saltarem de forma única como uma bailarina ou um jogador de futebol. A teoria por detrás deste comportamento vem mais uma vez dos seus antepassados, que tinham a necessidade de correr para ficarem em forma de maneira a ser-lhes mais fácil caçar.

Por isso, da próxima vez que o seu gato tiver um comportamento que lhe possa parecer estranho, lembre-se: tem uma explicação e todas as espécies têm comportamentos e hábitos diferentes. Um dos comportamentos que mais distingue os gatos dos humanos é o facto de os primeiro dormirem cerca de 16 a 18 horas diárias enquanto que os seus donos apenas dormem 8h, com sorte.

No comments:

Post a Comment